Você cuida do seu coração?

Conheça os vilões da sua saúde

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), estima-se que 950 pessoas morrem por dia vítimas de problemas cardiovasculares que poderiam ser evitados com atitudes simples como mudança de hábitos alimentares e a prática de atividade física.

Um ataque cardíaco pode acontecer com qualquer pessoa e em qualquer lugar. Ele ocorre quando o fluxo de sangue que leva oxigênio ao coração é reduzido ou interrompido. Isso acontece porque as artérias coronárias, encarregadas de irrigar o órgão com sangue, podem ficar entupidas por algum motivo, como o acúmulo de placas de gorduras, formação de coágulo ou mesmo em razão de uma obstrução brusca. Sem o fluxo de sangue adequado, os tecidos cardíacos começam a apresentar sinais de inatividade.

As principais causas que induzem o acúmulo de placas de gorduras e a formação de coágulos que causam o infarto são: hipertensão, colesterol alto, diabetes, tabagismo, obesidade, sedentarismo, estresse e má alimentação.

Fique atento aos vilões da saúde do seu coração e mantenha hábitos saudáveis. Inclua na sua rotina a prática de atividade física, mas antes lembre-se de procurar um especialista para orientar o melhor exercício. Lembre-se de fazer avaliação anual com o cardiologista. Não espere os sintomas aparecerem, evite-os e deixe seu coração pronto para celebrar as emoções que a vida proporciona.