INFARTO

INFARTO MATA MAIS DE 70 MIL BRASILEIROS POR ANO

As doenças cardiovasculares são líderes em mote no mundo. Dentre estas o infarto é umas das principais causas. De acordo com dados do Ministério da Saúde, cerca de 70 mil pessoas morrem por ano de infarto no brasil e, no mundo a doença mata cerca de 15 milhões de pessoas por ano, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). A obesidade, a falta de exercício e alimentação incorreta são fatores de riscos que elevam a probabilidade do desenvolvimento da doença.

O infarto aguo do miocárdio, também chamado de ataque cardíaco acontece quando há insuficiência de sangue oxigenado na área do coração devido a obstrução de uma veia coronária. Por conta do sangue não conseguir fluir na região, o músculo entra em processo de necrose, o que pode levar o paciente à morte.

Segundo o cardiologista Rogénes Martins, médico da CARDIOCENTER, anos se passam e os números de mortes por infarto só aumentam. Números que podem diminuir se houver uma conscientização da sociedade sobre a importância de adotar um estilo de vida mais saudável. O médico ainda ressalta, que é fundamental que a população saiba reconhecer os sintomas do infarto, muitas mortes ou sequela irreversíveis poderiam ser evitadas se os infartados recebessem os primeiros socorros de maneira adequada.

COMO IDENTIFICAR O INFARTO

O infarto tem sintomas visíveis, por isso as pessoas precisam estarem atentas aos sinais que o corpo transmite, e saber identifica-los para um atendimento rápido e eficaz. Os primeiros sintomas são:
- Desconforto causado por uma dor intensa no centro do peito;
- Dor puxando para a mandíbula, pescoço, ombros e braços, principalmente o esquerdo;
- Sensação de desmaio;
- Suor excessivo;
- Náusea e vômitos;
- Falta de ar;

Diante dos primeiros sintomas a pessoa deve procurar atendimento médico o mais rápido possível.