CARDIOPEDIATRIA

CARDIOPEDIATRIA

Nós cuidamos do coração do seu filho

Além de cuidar do seu coração, a Cardiocenter amplia seus serviços oferecendo aos pequenos corações alagoanos o atendimento na área de cardiopediatria, o profissional médico que cuida das doenças do coração desde o nascimento (congênito) e doenças cardíacas adquiridas após o nascimento, como doenças reumáticas, arritmias, elevação de colesterol, pressão alta, infecções no coração, entre outras.

Segundo dados da sociedade brasileira de cardiologia no Brasil nascem em torno de 23 mil crianças com problemas cardíacos. Dessas em torno de 80% necessitarão de alguma cirurgia cardíaca durante a sua evolução. “A doença Cardiopatia congênita é o defeito na estrutura do coração que é desenvolvido ainda dentro da barriga da mãe, capaz de provocar o comprometimento da função do coração, e já nasce com o recém nascido”, declara a cardiopediatra da cardiocenter, Dra. Fernanda Grossl.

“O diagnóstico de algumas cardiopatias congênitas podem ocorrer na gravidez por meio do exame ecocardiograma fetal. Porém existem outros tipos de cardiopatias que só são diagnósticas após o nascimento ou alguns anos mais tarde, por isso, o acompanhamento com o pediatra é essencial na vida dos pequenos, pois é durante as avaliações de rotina que o médico pode identificar alguma alteração e solicitar uma avaliação cardiológica, visto que 10 em cada 1.000 (mil) nascimentos podem apresentar cardiopatia congênita. Além disso, em alguns casos, a cardiopatia não causa sintomas ou pode ser confundido com sintomas de outras doenças”, ressalta a médica.

As cardiopatias congênitas ainda não têm causas definida, mas podem apresentar relação com algumas doenças genéticas como acontece na síndrome de Down, ou pode ter alguma interferência na gravidez por fatores externos como o uso de drogas, álcool ou infecções da mulher grávida. Contudo, observe seu pequeno e faça uma avaliação cardiológica nele, é sempre bom colocar a prevenção em primeiro lugar, pois quando a doença vem ela não avisa.

Agenda do Atendimento cardiopediátrico

Dia: ÀS QUARTAS-FEIRAS

Hora: 14:00 ÀS 17:00

Convênios: ASFAL, AMIL, GEAP, ASSEFAZ.